Tendências de moda para 2018

Pra quem não sabe o BD Fashionista é liderado por uma Jornalista de Moda e Social Media, no caso eu, Tamylin Silva e uma Designer de Moda e Publicitária, a Mayra Ferraz. Uma das nossas principais características, como a da maioria dos empreendedores dentro do setor de moda, é antecipar tendências e entender o comportamento geral da sociedade que vai determinar qual será o futuro da moda.

TREND.png

Nós fomos convidadas para dar uma palestra no dia 06 de Dezembro, no Sebrae sobre a antecipação das tendências para 2018. Para contextualizar, não somente os alunos do curso do Sebrae, mas também nossos seguidores, criamos este post apresentando as principais macrotendências que irão determinar o futuro da moda nas próximas temporadas.

VIDA TERRENA

Neste movimento o dominante é o resgate da essência e a volta da natureza à nossas vidas. Diversos estudos apontam que a Geração Millennial, também conhecida como Geração Y, está mais preocupada em viver uma vida mais tranquila do que a de seus pais.  Eles não estão dispostos a sacrificar as suas vidas pelo o trabalho, eles querem trabalhar menos e ter condições de uma vida pessoal saudável e agradável. Além de serem jovens com sede de conhecimento e informação, eles não têm paciência para esperar as soluções, eles são a solução e criam a solução. Isso explica perfeitamente o por quê as marcas criaram o See Now, Buy Now e também o motivo de diversas revistas de moda e comportamento terem deixado o impresso de lado para investir em mais conteúdo na internet.

Palavras-chave – Empoderamento, Flexibilidade, Naturalidade, Instantaneidade, Tecnologia, Multi Tarefas, Saúde.

e98b1007b5afc73389b0ae5566dd4b5f

INFUSÃO

Tanto a Geração Y como a Z têm a tecnologia como sua principal aliada. Eles não largam os celulares e é exatamente onde as empresas têm que estar para conseguir chamar a atenção. Porém, mesmo sendo mais “alienados” à tecnologia do que os mais antigos, eles possuem o lado mais humanizado proveniente da própria distanciação do mundo real, o que nos leva a entender o motivo da criação de ferramentas como o Stories do Instagram, por exemplo. Eles preferem estar “perto” das pessoas através dessas ferramentas do que muitas vezes pessoalmente com os amigos. As redes sociais possibilitam o compartilhamento de experiências e muitas vezes tendências são criadas por eles mesmo dentro de uma comunidade de pessoas que tem os mesmos ideais.

Palavras-chave: Humanização, Experiência, Empatia, Conforto, Compartilhamento.

maxresdefault

DESIGN SUBSTANCIAL

O consumidor valoriza cada vez mais o seu tempo e dinheiro, priorizando marcas e produtos que tenham propósitos e valores parecidos com o que ele acredita. Aqui, o minimalismo faz jus a tendência atual. A ideia é viver com cada vez menos, mas com mais propósito e com experiências mais valiosas. Marcas sustentáveis, orgânicas e que se preocupam cada vez mais com ações ambientais e sociais entram nessa categoria agregando valor aos seus produtos e consegue conquistar compradores que não estão preocupados com o valor que irá pagar, mas sim a experiência que terá ao comprar o seu produto. “Vender o por quê e não o quê”.

Palavras-chave – Minimalismo, Sustentabilidade, Experiência, Valor, Propósito, Longevidade, Unidade.

945377d7b006b0b5841122d9d4ddcef2

NOTURNO

Nesta última ramificação das macrotendências, o equilíbrio é o principal ditador, ou seja, as falsas vidas perfeitas da internet começam a dar lugar a algo realista e humanizado. As pessoas erram e tem seus dias ruins, ‘a vida não é perfeita’, é nisso que acreditam os novos consumidores. A vulnerabilidade não é mais um problema e por isso as famosas “lives” na internet estão em alta, não tem filtro e não tem edição.

1442254249tpm157-kefera-002b

Palavras-chave: Realismo, Equilíbrio, Vulnerabilidade, No Filter, Ao vivo, Humanização.

Espero que essa pincelada geral dos fenômenos que tem ditado as tendências atuais possam ajudá-los a entender  um pouquinho de como a mudança cultural e geral da sociedade mudam os trilhos da moda e determinam sua direção.

Compartilhe com todo mundo que gosta de moda ou empreende nesse ramo, tenho certeza que será útil. Beijos!

 

 

Anúncios
Publicado em: Moda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s